Maria Luiza de Castro da Silva




Título: O Fio de Rosa no Carretel de Idéias do Cinema
Autor: Maria Luiza de Castro da Silva
Categoria: Teoria / Literatura / Cinema
Edição: dez/2005






Guimarães Rosa traz, para a superfície textual, o mundo sertanejo, priorizando a recriação do mesmo como jogo de linguagem. Para o autor, falar do sertão implica adotar estratégias textuais tais como a catalogação das formas discursivas com que o homem simples lida com questões existenciais complexas. Viver com a língua e pensar no infinito é, para Guimarães, ter nascido no sertão; é ser um sertanejo.
Recriando o sertão como jogo de linguagem, Rosa se utiliza da fala sertaneja para pesquisar sobre os processos mentais lógicos e filosóficos, presentes em discursos gaguejantes, rudimentares e, aparentemente ilógicos. Reagenciados pela escrita, esses discursos deixam entrever a dimensão mágica e, por isso mesmo, poética que o saber legitimado abafou. 
O cinema brasileiro, ao se interessar pela obra roseana, visa não só à captura desta dimensão mágico-poética, como busca recuperar a bela etnografia do sertão que Guimarães realiza, ao se colocar como agenciador de um saber comunitário. 
O livro O fio de Rosa no carretel de idéias do cinema se propõe a traçar um perfil da trajetória do diálogo do cinema com o universo de Guimarães Rosa, visto que viajar através dos tempos, dialogando com as mais diversas formas artísticas, tem sido um privilégio da obra deste autor.
Para tanto, foram selecionados sete filmes A hora e a vez de Augusto Matraga, Sagarana o duelo, Cabaret mineiro, Noites do Sertão, Cinema falado, A terceira margem do rio, Outras estórias , cujos cineastas, ao realizarem transposições cinematográficas de recortes do universo roseano, possibilitaram relações de diálogo entre literatura e cinema. 
Tendo como base uma visão contemporânea de interpretação de textos fundamentada em conceitos da intertextualidade, Maria Luiza observa as diferentes perspectivas que nortearam a produção cinematográfica baseada em leituras produtivas da obra de Guimarães Rosa.
Doutora em Literatura Comparada, Maria Luiza de Castro da Silva vem, desde a época do Mestrado em Literatura Brasileira, desenvolvendo estudos relativos ao dialogismo textual entre literatura e outros campos artísticos, tendo como texto-fonte a obra de Guimarães Rosa.
Todos os direitos reservados - Imagem art studio - 2006 RJ/Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário